Notícias em tempo real do Brasil

Protestos_no_Rio_em_2013

As notícias em tempo real são uma das marcas da atualidade e o Brasil não é excepção. Se a televisão já permitia que, em algumas circunstâncias, fosse possível acompanhar a evolução de situações enquanto aconteciam (principalmente em notícias de última hora); com a internet, a velocidade de divulgação das notícias só aumentou. Com os seus leitores e públicos colados na internet, nos laptops e depois nos tablets e smartphones, os órgãos de mídia desenvolveram formas de acompanhar determinados temas em tempo real ou sempre que necessário. Além disso, a própria natureza das mídias sociais já permitia que o jornalista cidadão, equipado com um smartphone e conexão à internet, assumisse ele próprio a tarefa de divulgar notícias na hora e no local. Confira alguns exemplos em que a divulgação de informação em tempo real no Brasil já é normal.

Mercados financeiros

Os câmbios das principais moedas e o valor das ações na Bovespa (Bolsa de Valores de S. Paulo) e nas principais praças financeiras mundiais podem mudar a cada minuto. A mídia especializada em informação financeira, como a Bloomberg do Brasil, e os grandes órgãos de informação, como a Globo, incluem em seus sites o essencial da evolução dos mercados em tempo real.

Futebol e outros eventos esportivos

Para quem não pode acompanhar na TV o Flamengo x Vasco ou o Santos x S. Paulo, seguir o evento em tempo real através da internet pode ser uma boa alternativa. Os sites esportivos acompanharam a tendência e criam páginas temporárias, em seus sites, onde os torcedores se podem atualizar minuto a minuto sobre o que está acontecendo.

Protestos e Manifestações

As manifestações contra Dilma Rousseff e o PT contaram com a cobertura da mídia em tempo real. Em Curitiba, o Paraná Online publicava fotos que mostravam as exigências dos manifestantes e davam uma ideia sobre a real dimensão do protesto.