Notícias económicas do Brasil

As notícias econômicas do Brasil interessam a todos os que se relacionem com dinheiro; isto é, interessam a toda a gente. Por vezes, se pensa no noticiário econômico como interessando apenas à classe média-alta, a CEO, executivos e diretores de grandes e médias empresas ou a bilionário com grandes carteiras de investimento em ações. Se é verdade que esse perfil corresponde a um público especialmente interessado em notícias de economia, não é menos certo que todo o cidadão tem interesse em acompanhar de perto o mundo dos negócios.

Nas nossas sociedades modernas, o andamento da economia é um reflexo das perspetivas coletivas de desenvolvimento para o curto e médio prazo. Não é novidade que a depr1292801432essão econômica que está se abatendo sobre o Brasil em 2016 influenciará diretamente a vida de todos os brasileiros. A imprensa econômica pode ajudar a compreender o funcionamento de um determinado setor ou mercado e ajudar a identificar oportunidades de negócio. Além disso, informação sobre as regras do seguro-desemprego, quem tem direito e como conseguir esse benefício, não são as que o público associa aos grandes CEO das maiores empresas, mas também podem surgir nas páginas das notícias econômicas. Por outro lado, é importante para todos compreender os fatores que influenciam os mercados internacionais, como é o caso do petróleo; a queda do preço internacional dessa matéria-prima, causado por um conflito geopolítico entre a Arábia Saudita, o Irã e a Rússia, contribuiu também para a queda na renda do setor petrolífero da economia nacional.

A mídia econômica esteve na linha da frente da adaptação dos jornais à internet, pois uma parte importante de sua informação – os valores dos câmbios e das ações em bolsa, entre outros dados – pode ser conferida em tempo real. Confira uma lista de alguns dos principais órgãos de notícias econômicas do Brasil:

  • Valor, resultando de uma parceria entre o Grupo Folha e as Organizações Globo
  • Brasil Econômico, pertencente ao IG (Internet Group)
  • InfoMoney (como Bloomberg)
  • Isto é Dinheiro
  • Globo, Estadão, Veja, etc. (todos os grandes jornais do Brasil incluem, em suas páginas e sites, áreas dedicadas a notícias econômicas