Notícias brasileiras em inglês

download

As notícias sobre o Brasil em inglês são essenciais para que o país, nas suas diversas vertentes, possa ser conhecido e divulgado pelo mundo. São importantes também para a grande comunidade de expatriados e imigrantes que, sem dominar o português, vêm para o Brasil pelos mais diversos motivos: constituir família, investir em negócios, etc. Confira as principais fontes de notícias em inglês sobre o Brasil.

Versões em inglês de jornais institucionais

Alguns dos maiores jornais brasileiros publicam versões internacionais em língua inglesa, como acontece com a Folha. As notícias aí publicadas também podem apresentar uma orientação para o exterior. É o caso da notícia que fala da extradição de um chefe da Máfia para Itália, depois de 30 anos vivendo clandestino no Recife; é também o fato de a China ter se tornado o maior importador de carne de vaca brasileira, desde 2015 até ao momento.

Rio Times e Brazzil

A ideia da criação do Rio Times, um órgão de mídia de língua inglesa, partiu de um expatriado estadunidense (Stone Korshak) que não encontrou nenhum projeto semelhante na Cidade Maravilhosa. Contudo, já existia um outro órgão baseado em terras tupiniquins e operando só em inglês: o magazine Brazzil, versando em sua própria definição, “o modo de vida, a política, a economia e a cultura” do Brasil.

Globalpost

Em sentido inverso ao Rio Times e aos grandes títulos cariocas, o Globalpost é um jornal online versado em notícias internacionais, partindo “de fora para dentro”. Notícias de 2016 davam conta dos protestos contra a presidência de Dilma Rousseff e dos motivos pelos quais a detenção do ex-presidente Lula poderia ser, no futuro, considerada de forma positiva.

Colunas de jornais internacionais

Se o Globalpost é uma novidade da era da internet, outros títulos clássicos e estabelecidos também dedicam algum de seu espaço ao Brasil de forma exclusiva. Trata-se de jornais de grande influência a nível internacional, onde temas e notícias de todo o mundo são glosados de forma avançada. São os casos dos jornais ingleses Telegraph e Guardian ou do estadunidense New York Times.