Jornais do Brasil

Folha_de_S._Paulo.svg

Devido à grande transformação que a internet vem provocando no universo dos mídia, os jornais do Brasil estão conseguindo, de alguma forma, se adaptar aos novos tempos. Tanto os títulos mais antigos como os mais recentes contam com um grande mercado interno e em crescimento, sabendo que as taxas de analfabetismo continuam caindo. E quanto à ameaça da internet, e apesar do rápido crescimento de sua utilização, existe ainda um considerável segmento da sociedade que não tem acesso ou simplesmente prefere as edições em papel. Confira quais os principais jornais do Brasil na atualidade.

A Folha de S. Paulo

A Folha é um dos jornais mais antigos, influentes e respeitados do Brasil. Sendo dirigido às classes alta e média-alta, é ainda assim um dos jornais mais vendidos em todo o país.

Super Notícia

Baseado em Belo Horizonte/MG, o Super Notícia é um tabloide puro, que conseguiu alcançar em 2013, a marca de jornal mais vendido no Brasil. As categorias de notícias de sua versão online são, além da página principal, “menina nem te conto”, “você no super”, “super fc” (esporte) e “receitas”.

Estadão

O “Estado de S. Paulo” é outro dos grandes jornais tradicionais do Brasil, conhecido por sua independência e distância em termos políticos. Seus editoriais liberais, gradualmente, afastaram o jornal dos candidatos do PT, Lula primeiro e Dilma depois.

Rio de Janeiro: Globo e Extra

Ambos parte do grupo empresarial Globo, esses são os grandes jornais baseados no Rio de Janeiro. O Extra foi fundado em 1998, captou a simpatia do público feminino e instruído, entre os 30 e os 50 anos.

Outros tabloides: Zero Hora, Daqui, Aqui

Em várias capitais estaduais, diversos jornais em formato tabloide conseguem conquistar grandes audiências e faturar vendas. Zero Hora está baseado em Porto Alegre/RS e tem grande influência a nível nacional; Daqui está baseado em Goiânia/GA e o Aqui em Belo Horizonte/MG.